Alguns músicos levam a vida que querem levar. Os abusos de álcool e outras substâncias geralmente cobram o seu preço, mas são muitos os que simplesmente não se importam.
Lemmy, o líder do Motorhead, ficou famoso por viver suas vida no limite. Demorou, mas a conta sempre chega. Ozzy Osbourne está pagando sua conta com uma velhice sem qualquer qualidade de vida por causa dos excessos cometidos na juventude. E Eddie Van Halen parece ter sido mais um destes casos lamentáveis onde um talento ímpar se vai cedo demais. Ficam apenas as histórias inconsequentes sobre abusos dos mais variados tipos.
No final da vida, Eddie teve diversas complicações de saúde. O virtuoso guitarrista, em suma, o responsável por uma das maiores revoluções do instrumento, lutou contra um tumor cerebral e um câncer no pulmão.
Em uma nova entrevista concedida ao podcast da CNN, “All There Is With Anderson Cooper”, o baterista Alex Van Halen disse que estava com seu irmão Eddie no momento em que ele faleceu:
“Ele teve um derrame grave. Estávamos no quarto com ele quando ele realmente deu seu último suspiro. Nós apenas sentamos lá. Cada um estava em seu próprio espaço mental. Tudo o que sei é que quando ele parou de respirar, eu não ouvi nada. Eu não vi nada. Não havia sinos. Não havia anjos. Parou. E então o quarto ficou vazio. Foi isso. E então eles desligaram porque ele estava em um ventilador. E foi isso. E por causa da COVID e das restrições e regras eles imediatamente levaram o corpo e foi isso. Então não o vimos mais. Foi um final muito tranquilo para uma vida agitada. Mas você sabe de uma coisa? Ele lutou até o fim. Quero pensar na vida de Ed em termos de que ele nunca desistiu.”
Alex foi questionado sobre como tem sido o período de luto. Ele foi sincero e disse:
“Estou sofrendo o tempo todo. Não estou fugindo disso, porque isso não resolve o problema. Às vezes pode ser avassalador e quanto mais eu me debruço sobre isso, mais complicado se torna. Quando estou sozinho e coloco uma música e ouço Ed tocar, eu desmorono, é isso, desmorono incontrolavelmente. Mas sabendo o que sei sobre o corpo humano, você simplesmente deixa acontecer. Caso contrário, acontecerá na fila do supermercado. E isso não pareceria tão bom.”
Alex Van Halen disse que foi pego totalmente de surpresa com a morte do irmão:
“Nenhum de nós realmente pensou que ele fosse morrer. Ele sempre se recuperou. Ele tinha o DNA mais incrível que já vi. Ele podia usar mais e mais drogas do que qualquer um e ainda acordaria no dia seguinte para se apresentar. Acho que ninguém realmente pensou que ele fosse morrer. Então, quando ele faleceu foi realmente um choque.”
Alex ainda foi questionado se seu irmão sabia que estava perto do fim, em resumo, se em algum momento nos últimos meses ele pensou que poderia estar perto de partir. O baterista disse:
“Eu não acho que ele sabia. Sendo humano, você acha que vai continuar mais um dia e mais um dia. Você continua seguindo em frente. Mas então um dia você não quer mais seguir. Então, até o final, nós ainda estávamos fazendo música e nós conversamos sobre o que faríamos no ano que vem? Mas estava claro que ele estava indo ladeira abaixo.”